Um dos destaques da edição 2022 do Festival Guarnicê de Cinema será a Mostra do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM), que exibirá 20 filmes marcantes do cinema maranhense.
É o caso do longa “Celso Antônio Brasileiro” do diretor Beto Matuck, obra que reflete sobre o desconhecimento do legado de Celso Antônio, escultor maranhense expoente da escultura modernista nacional. Outro exemplo é o filme “Moradas e Moradias”, dos diretores Arturo Saboia e Joaquim Haickel, documentário que buscou conhecer a cidade de São Luís por meio das histórias e lendas de seus casarões seculares.
A Mostra MAVAM ficará disponível entre os dias 24 e 29 de setembro na plataforma guarnice.ufma.br e no aplicativo CineGuarnicê.
Além de longas, a mostra também contará com telefilmes e curtas (6 deles sendo animados). Os 20 filmes que compõem a Mostra MAVAM são:
LONGA-METRAGENS
- A Pedra e a Palavra, de Coi Beluzzo e Joaquim Haickel
- Moradas e Memórias, de Arturo Saboia e Joaquim Haickel
- Celso Antônio Brasileiro, de Beto Matuck
- No Palco com Aldo Leite, de Inaldo Lisboa
TELEFILMES
- Na Asa do Vento, de Joaquim Haickel
- A Estrela e o Vagalume – Carlos e Zelinda, de Beto Matuck e Celso Borges
- Mestre Vieira, o Velho Moleque, de Beto Matuck
- Lindberg Leite, Os Olhos do Maranhão, de Fernando Baima e Joaquim Haickel
- Pelos Olhos de Lindberg Leite, de Fernando Baima e Joaquim Haickel
CURTA-METRAGENS
- A Ponte, de Joaquim Haickel
- Upaon Açu, Saint Louis, São Luís…de Joaquim Haickel
- Balaiada – A Guerra do Maranhão, de Beto Nicácio e Joaquim Haickel
- Joca e a Estrela, de Beto Nicácio
- A Pequena História da Lenda de Ana Jansen, de Beto Nicácio
- Manso Cansado e Contente, de Erik de Castro e Joaquim Haickel
- Pelo Ouvido, de Joaquim Haickel
- A Mulher do Pai, de Joaquim Haickel
- Ao Redor da Música, de Joaquim Haickel e Markim Araújo
- Lockdown – Como não Fazer um Filme, de Joaquim Haickel
- Não é Permitido Sair com Flores, de Leandro Guterres
Sobre a MAVAM:
De acordo com a sua proposta institucional, “o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão – MAVAM, configura-se como fábrica, armazém e farol de memória tendo o audiovisual como principal recurso documental das ações e das manifestações artísticas, culturais, sociais e das narrativas individuais e coletivas de nossa gente. Seu objetivo é revelar e preservar as formas de expressão, celebrações, modos de fazer, lugares e personagens que fazem parte do patrimônio material e imaterial do Estado do Maranhão e do Brasil. É na reflexão e no conhecimento sobre o passado e na preservação do presente, que poderão ser construídas as pontes para o futuro.”
Festival Guarnicê de Cinema – Edição 45:
Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2022 ocorre em formato híbrido entre os dias 23 e 30 de setembro, com patrocínio da Equatorial Energia, Governo do Maranhão e SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de apoio do Sebrae via movimento Mobiliza SLZ.
O Guarnicê 2022 também conta com apoio da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES), Assembleia Legislativa do Maranhão, Astral Games, Bulldog Burguer, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Escola de Cinema do IEMA, Fundação Sousândrade, Prefeitura Municipal de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Rádio Universidade, SESC, Teatro João do Vale e TV UFMA, além de cobertura do Site Volts.
Por Izaque Botelho