Jovens e crianças têm diversão garantida no Guarnicê 2022 com as Mostras Jovem e Guarnicêzinho

Entre os dias 26 e 29 de setembro, crianças e jovens da capital maranhense poderão assistir gratuitamente uma seleção de filmes pensada especialmente para sua faixa etária. São as mostras Jovem e Guarnicêzinho, que devem ocorrer no Teatro Napoleão Ewerton – SESC, na Avenida dos Holandeses.

Os sonhos e alegrias da infância serão abordados na Mostra Guarnicêzinho, desde a busca de um garoto por seguidores para seu canal na internet em “Todos os Inscritos de Ness” à “batalha” das irmãs gêmeas Ana e Hannah pelo quarto perfeito em “Meu Quarto dos Sonhos”, a representação infantil está garantida nos 19 filmes indicados.

Já a Mostra Jovem busca retratar em seus 14 filmes, os dramas e vivências da juventude, seja buscando o amor na era dos smartphones como no documentário “Saindo Com Estranhos Na Internet” ou simplesmente tentando ser ouvido como em “Fale Conosco”.

“O Festival busca assim democratizar o acesso à cultura cinematográfica de crianças e jovens maranhenses. Dessa forma, o Guarnicê cumpre seu papel de transformador da realidade social do nosso Estado”, pontua Rosélis Barbosa Câmara, Coordenadora do Festival Guarnicê.

Confira os filmes que serão exibidos presencialmente no Guarnicêzinho

Kuri há Akaé Ovy – A Araucária e a Gralha Azul – Izabel Tiemi, PR, Animação, Aventura – 16min – Livre

Meu Quarto dos Sonhos – Leticia da Silva Apolinário, SP, Animação – 4min – Livr

E-Valdir – Gabriel O. Leite, SP, Animação – 3min – Livre

Faísca – Luca Tarti e Paulo Lima, SP, Animação, Fantasia – 5min –Livre

Mind Duck – Lilly Nogami, SP, Animação, Fantasia – 2min – Livre

TV Artrópoda – Rafael Prado & Gabriel Colige, SP, Animação, Comédia –12 min – Livre

Agosto dos Ventos – Paulo Antunes, MG, Animação – 5min – Livre

Todos os Inscritos de Ness – Bruna Steudel, PR, Ficção, Infantil – 18min – Livre

Rua Dinorá – Natália Maia e Samuel Brasileiro, CE, Ficção, Infantil –17min – Livre

Meu Nome é Maalum – Luísa Copetti, RJ, Infantil – 8min – Livre

Confira os filmes que serão exibidos presencialmente na Mostra Jovem

Lugar de Ladson – Rogério Borges, SP, Ficção – 21min – Livre

Valentina Versus – Anne Lise Ale e E. M. Z. Camargo, PR, Ficção, Comédia Fantástica – 14min – 12 anos

Latasha – Alexander Buck, ES, Ficção – 23min – 10 anos

O Sonho de Zezinho – Edmundo Lacerda, BA, Ficção, Infantil, Drama – 20min – Livre

Traços – Carol Moraes, RJ, Animação, Infantil – 5min – Livre

Flor no Quintal – Mercicleide Ramos, PB, Animação, Drama, Aventura, Infantil – 9min – Livre

As mostras Jovem e Guarnicêzinho serão abertas, não sendo necessária reserva e retirada de ingressos. É recomendável chegar ao Teatro com antecedência, dado que o local está sujeito a lotação. As sessões do Guarnicêzinho terão início às 9h de cada dia e a Mostra Jovem começa sempre às 14h30.

As mostras Jovem e Guarnicêzinho serão abertas, não sendo necessária reserva e retirada de ingressos. É recomendável chegar ao Teatro com antecedência, dado que o local está sujeito a lotação. As sessões do Guarnicêzinho terão início às 9h de cada dia e a Mostra Jovem começa sempre às 14h30.

Festival Guarnicê de Cinema – Edição 45:

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2022 ocorre em formato híbrido entre os dias 23 e 30 de setembro, com patrocínio da Equatorial Energia, Governo do Maranhão e SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de apoio do Sebrae via movimento Mobiliza SLZ.

O Guarnicê 2022 também conta com apoio da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES), Assembleia Legislativa do Maranhão, Astral Games, Bulldog Burguer, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Escola de Cinema do IEMA, Fundação Sousândrade, Prefeitura Municipal de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Rádio Universidade, SESC, Teatro João do Vale e TV UFMA, além de cobertura do Site Volts.

Por: Izaque Botelho