Programação acadêmica do Festival Guarnicê de Cinema está com inscrições abertas para submissão de trabalhos

A segunda edição do seminário Ciência Cine Guarnicê terá como tema ‘’Ciência, Memória e Educação: Relações em Movimento’’

A comissão científica do 45º Festival Guarnicê de Cinema convida pesquisadores a submeterem seus trabalhos para a segunda edição do Seminário Ciência Cine Guarnicê, que será realizada no período de 27 a 29 de setembro, em formato híbrido (com programação presencial em São Luís e online por meio das plataformas digitais).

O evento abrange trabalhos acadêmicos no formato de resumos expandidos e artigos completos, que abordam as mais diversas pesquisas referentes aos formatos audiovisuais e suas correlações com a memória, a educação e as áreas de fronteiras.

Nesta edição, o seminário tem como tema ”Ciência, Memória e Educação: Relações em Movimento”. O evento aceita trabalhos em três eixos temáticos:

A) História e Linguagem Audiovisual: estudos que discutem a história do cinema, da televisão e do vídeo e demais dispositivos imagéticos, a partir de sua historicidade e estilística, buscando abordar tanto uma obra específica em seu contexto de produção e exibição, como também a linguagem dos movimentos históricos e contemporâneos sobre a produção fílmica, televisiva e de vídeo.

B)Crítica: estudos sobre a análise de obras audiovisuais, tendo em vista as contribuições de teorias e metodologias fundamentais para o campo da análise e interpretação; o papel da crítica com teorizações, visões e interpretações em torno do instrumental analítico para a elaboração da crítica e análise.

C)Memória, Patrimônio e Educação: estudos que abordem a preservação da memória da imagem audiovisual, experiências de formação de acervo e patrimônio audiovisual, estratégias de uso da imagem em movimento como meio educacional, experiências e vivências do audiovisual na escola.

A meta do Seminário Ciência Cine Guarnicê é fomentar o debate entre pesquisadores que se debruçam sobre as diferentes teorias e metodologias da imagem em movimento, seus diálogos e interações com áreas correlatas.

Inscrições

As inscrições são feitas em duas etapas. Primeiro, é preciso preencher a ficha de inscrição disponível no Google Forms ou no SIGEventos. Depois, é necessário enviar o trabalho, contendo o template do seminário, para o e-mail guarniceciencia@ufma.br

O seminário aceita de graduandos a doutores e recebe resumos expandidos e/ou artigos completos, inéditos ou não, contando com autoria de no máximo duas pessoas.

Confira o regulamento completo do seminário clicando aqui.