Sua excelência, o público! O argumento do tema do Guarnicê 2022, por Zefinha Bentivi

O Festival Guarnicê de Cinema 2022 – Edição 45 homenageia o seu protagonista: o público. A Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranão, Zefinha Bentivi, assina o argumento do tema.

Sua excelência, o público!

A cada ano ( e já são 45!), o Festival Guarnicê de Cinema traz um tema traduzido em sua identidade visual. Em 2022,  a edição 45 do Festival homenageia o público. Sim, o Guarnicê somos NÓS: audiências – aquém e além Maranhão – realizadores dos filmes, das reportagens, dos filmes publicitários, dos videoclipes; organizadores e promotores; patrocinadores; trabalhadores . Todos e todas, enfim, são responsáveis pelo sucesso e pela vida longa do Guarnicê.

Como se pode ver, sua excelência, o público, não é um, são vários, são únicos, são mundos que se conectam com os sentimentos, com a beleza, com os sonhos, com a imaginação… da conexão, é que podemos sentir “o mais que humano em nós”, nas palavras do poeta Caetano.

É assim que nos vemos: no azul de matizes vários, num corpo em formato de céu de onde brotam possibilidades de multiplicação do conhecimento, da arte e do afeto que transformam o mundo de cada um (a), mas, em simultâneo, transformam o mundo de todos (as) nós.

E a arte, em especial o cinema, nasce e existe no público, com o público e para o público, permitindo-nos transcender e viver para além de  uma única existência.

É isto: o público é o protagonista do cinema!

Por Zefinha Bentivi, Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão