Festival Guarnicê de Cinema 2022: acompanhe destaques da programação de filmes que termina hoje (29)

Se pudéssemos definir com exatidão a matéria prima dos filmes, poderíamos dizer que são feitos a partir das emoções. E o que não faltou nesses 6 dias de Festival foi emoção.

A começar pela abertura, o primeiro dia de Guarnicê contou com a exibição de “Marte Um” de Gabriel Martins. O filme representante do Brasil no Oscar 2023 encantou o público ao mostrar a perseverança da família Martins em sonhar em meio a dificuldade.

O segundo dia trouxe “Curupira – O Demônio da Floresta”, o terror de Erlanes Duarte sobre a perseguição de cinco jovens por uma criatura misteriosa. Já no terceiro dia, os espectadores puderam conhecer a juventude em toda sua potência (“Possa Poder” de Victor di Marco e Márcio Picoli”) e vulnerabilidade (“Nome Sujo” de Arthur Roraimana).

Fora da ficção, a mostra competitiva de reportagens audiovisuais da segunda, 26, apresentou ao público a vida de vários maranhenses notáveis, como Lilah Lisboa e Apolônia Pinto.

Na terça, 27, a menina Alice (“Alice dos Anjos” de Daniel Leite Almeida) lutou contra a ganância de um coronel que ameaçava destruir a comunidade da garota.

E na quarta, 28, o público do Guarnicê foi convidado a ver o “Fantasma Neon” de Leonardo Martinelli, drama musical que tem como pano de fundo as condições de trabalho dos entregadores de aplicativo.

Sobre a programação do último dia de exibições presenciais do Festival Guarnicê de Cinema, pode-se dizer que haverá filme para todos os gostos! O romance está garantido com “Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem” de Natara Ney, documentário que retrata a busca pelo desfecho de uma história de amor escrita em várias cartas antigas de um casal apaixonado nos anos 50. Os fãs de suspense devem acompanhar “Silêncio Bruto” , a trama do curta de João Gabriel Kowalski e João Gabriel Ferreira traz uma jovem surda que se vinga do mal atendimento em uma concessionária dando golpe nos vendedores.

Confira a programação de hoje (29) no Guarnicê:

Os filmes das Mostras Competitivas desta programação estarão disponíveis gratuitamente na plataforma Guarnicê (guarnice.ufma.br) e no aplicativo (Cine Guarnicê), das 17h30 do dia 29/09 (quinta) até 18h do dia 30/09 (sexta). A votação está aberta na plataforma Guarnicê (guarnice. ufma.br) e no aplicativo (Cine Guarnicê), das 17h30 do dia 29/09 (quinta) até 12h do dia 30/09 (sexta).

PROGRAMA 1 – TARDE

Retirada de ingressos na bilheteria a partir de 15h.

126 lugares disponíveis. Sujeito à lotação.

Filme com a maior classificação indicativa do programa: 12 anos

COMPETITIVA DE VIDEOCLIPES – SESSÃO 6 – 15h35

Balança – Gugs – Direção de Gugs – 4,26min – Livre

Magia Negra – Enme feat. Bixarte – Direção de Enme Paixão – 3,32min – Livre

Virada da Década – Marco Gabriel – Direção de Jessica Lauane, Renata Fortes, Wesley Oliveira – 4,22min – 10 anos

Me Conheça – Aslan – Direção de Jefferson Carvalho – 3,55min – Livre

COMPETITIVA DE CURTAS MA – SESSÃO 10 – 16h

Filhos da Barriguda – Thais Lima, MA, Documentário – 29min – Livre

COMPETITIVA DE CURTAS BR – SESSÃO 10 – 16h40

Benzedeira – San Marcelo e Pedro Olaia, PA, Documentário – 15min – Livre

COMPETITIVA DE LONGAS MA – 16h55

Os Fãs Mais Rebeldes que a Banda – Chris Araujo, João Luciano, Tamires Cecim, MA, PA, Ficção, Drama Musical – 93min -12 anos

PROGRAMA 2 – NOITE

Retirada de ingressos na bilheteria a partir de 18h30.

126 lugares disponíveis. Sujeito à lotação.

Filme com a maior classificação indicativa do programa: 14 anos

COMPETITIVA DE CURTAS MA – SESSÃO 11- 19h

Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão – Jonas Sakamoto, MA, Documentário – 25min – Livre

COMPETITIVA DE CURTAS BR – SESSÃO 11 – 19h35

Maués – A Garça – Isabelle Amsterdam, AC. Documentário – 27min – 12 anos

A Lista – Luciana de Oliveira, RJ, Ficção, Drama – 26min – Livre

COMPETITIVA DE LONGAS BR – 20h30 – SESSÃO 8

Noites Alienígenas – Sérgio de Carvalho, AC, Ficção – 90min – 14 anos (EXIBIÇÃO SOMENTE PRESENCIAL)

TEATRO NAPOLEÃO EWERTON – SESC

MOSTRA PARALELA – GUARNICÊZINHO – 9h

Mesma programação do dia anterior.

MOSTRA PARALELA – MOSTRA JOVEM – 14h30

Mesma programação do dia anterior.

FAZ TODO SENTIDO (PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA) – 16h10

Tinnitus – Caroline Cavalcanti, MG, Ficção, Drama, – 14min – 12 anos

Iyalodês: Diálogos Sobre a Maternidade, Surdez e Negritude – Adriana Somacal, SC, Documentário – 30min – 16 anos

Silêncio Bruto – João Gabriel Kowalski e João Gabriel Ferreira, PR, Drama, Suspense – 13min – 12 anos

A História de Cada Um – Pedro Henrique Moutinho, SP, Drama – 29min – 12 anos

A cerimônia de encerramento e premiação acontece nesta sexta, 30, no Teatro Napoleão Ewerton – SESC, às 19h. Ao todo, 140 ingressos serão disponibilizados gratuitamente ao público a partir das 17h na bilheteria do espaço. A retirada só pode ser presencial. Não será permitida a entrada após às 19h.

Após a premiação, o público poderá assistir uma reapresentação do filme “Marte Um”.

Festival Guarnicê de Cinema – Edição 45:

O Guarnicê 2022 também conta com apoio da  Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES), Assembleia Legislativa do Maranhão, Astral Games, Bulldog Burguer, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay,  Escola de Cinema do IEMA, Fundação Sousândrade, Prefeitura Municipal de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Rádio Universidade, SESC, Teatro João do Vale e TV UFMA, além de cobertura do Site Volts.

Por Izaque Botelho