Festival Guarnicê 2022 termina sexta-feira (30) com cerimônia de premiação e reexibição de Marte Um

Depois de promover diversas oficinas, minicursos, seminários, ações formativas e exibir quase 300 produções audiovisuais, a edição 45 do Festival Guarnicê de Cinema chega ao final nessa sexta-feira (30), em cerimônia que ocorre a partir das 19h no Teatro Napoleão Ewerton – SESC (Avenida dos Holandeses). Além de premiar os vencedores das mostras competitivas, o evento reedita a exibição do filme indicado pelo Brasil ao Oscar, “Marte Um”, que abriu o festival. A classificação indicativa da sessão é de 16 anos.

A obra de Gabriel Martins com produção da Filmes de Plástico e distribuição da Embaúba Filmes abriu o Guarnicê 2022 em grande estilo, com o teatro lotado e a presença do ator Carlos Francisco, que interpreta o personagem Wellington, um dos protagonistas do filme.

Para o encerramento, 140 ingressos serão disponibilizados gratuitamente ao público. A retirada ocorre a partir das 17h na bilheteria Teatro Napoleão Ewerton. O evento é sujeito à lotação. O público também poderá acompanhar a cerimônia no YouTube do Festival Guarnicê de Cinema.

Premiação

O júri técnico nacional, formado por Erika Cândido, Frederico Machado, Adolfo Gomes, vai selecionar o melhor curta e longa-metragem nacional.

O júri técnico maranhense, composto por Breno Nina, Marla Silveira, Neto Borges, deverá atribuir o Prêmio Assembleia Legislativo do Maranhão ao melhor longa e curta-metragem local. O Troféu Guarnicê também será concedido ao melhor videoclipe, reportagem televisiva e filme publicitário.

Os dois júris de premiação vão conceder o Troféu Guarnicê para melhor direção, melhor roteiro, direção de fotografia, montagem, trilha sonora original, desenho de som, direção de arte, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante.

Júri Popular

As votações ocorreram no site guarnice.ufma.br e no aplicativo Guarnicê. Os filmes nacionais com melhor avaliação pelo público levam para casa o Troféu Guarnicê.

O melhor filme longa ou curta-metragem maranhense escolhido pelo júri popular recebe o Prêmio Assembleia e dez salários mínimos dedutíveis de impostos.

Festival Guarnicê de Cinema – Edição 45:

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2022 ocorre em formato híbrido entre os dias 23 e 30 de setembro, com patrocínio da Equatorial Energia, Governo do Maranhão e SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de apoio do Sebrae por meio do movimento Mobiliza SLZ.

O Guarnicê 2022 também conta com apoio da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES), Assembleia Legislativa do Maranhão, Astral Games, Bulldog Burguer, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay,  Escola de Cinema do IEMA, Fundação Sousândrade, Prefeitura Municipal de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Rádio Universidade, SESC, Teatro João do Vale e TV UFMA, além de cobertura do Site Volts.

Por Paulo Vinicius Coelho e Izaque Botelho