Festival Guarnicê de Cinema aquece o turismo local

O Festival Guarnicê de Cinema é o maior evento audiovisual do Maranhão e é o quarto festival de cinema mais antigo do país. Agora, o evento está na 45º edição. Além de fomentar a cultura audiovisual no estado, com cerca de 300 filmes nacionais e maranhenses em exibição, o festival também representa investimento no setor hoteleiro: quase 30 convidados devem chegar à capital maranhense, durante  os dias do evento, dentre eles cineastas, produtores, técnicos e ministrantes de oficinas, que ficarão hospedados em três hotéis da cidade.

Os oito filmes de longa-metragem nacionais presentes no festival contarão com representantes durante o evento. Entre diretores, roteiristas, produtores e atores, os longas terão membros das respectivas equipes movimentando a ilha do amor, alguns conhecendo a cidade pela primeira vez.

Além disso, alguns dos curtas-metragens nacionais também terão representantes em São Luís. É o caso, por exemplo, de Thiago Morais, diretor do curta “Cem Pilum – A História do Dilúvio”, um dos primeiros a desembarcar na capital maranhense, que aproveitou a estadia para fotografar os casarões do centro histórico.

O Festival Guarnicê de Cinema acontece entre os dias 23 e 30 de setembro, com programação presencial, no teatro Napoleão Ewerton (SESC), João do Vale e no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga) e, também, virtualmente, pelo site guarnice.ufma.br e aplicativo Cine Guarnicê. Tudo de forma gratuita. 

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2022 ocorre em formato híbrido, com patrocínio da Equatorial Energia, Governo do Maranhão e SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de apoio do Sebrae por meio do movimento Mobiliza SLZ.

Por: Leonardo Alves Ferreira