Guarnicê de Cinema homenageia a artista visual Marlene Barros e o diretor Geraldo Sarno

A abertura do Festival Guarnicê de Cinema, que ocorre nessa sexta-feira (23), contará com homenagem à artista visual Marlene Barros, programadora cultural da Diretoria de Assuntos Culturais da UFMA, e homenagem póstuma à Geraldo Sarno, roteirista e diretor baiano, realizador de obras como “Sertânia’’, filme que recebeu o título de melhor longa-metragem nacional no Guarnicê 2020.

Ao longo da história do Guarnicê, o festival contou com o apoio e a participação de inúmeros artistas, que possibilitaram alcançar a marca de 45 anos de existência, completados em 2022. É o caso de Marlene e Geraldo, com anos de dedicação ao fortalecimento da arte e da cultura.

Além do momento dedicado na abertura, o festival promoverá uma mostra em homenagem a Geraldo Sarno, intitulada ‘’de Viramundo à Sertânia’’. A mostra teve curadoria de Rayssa Coelho e Euclides Mendes, membros da equipe do site ‘’Linguagem do Cinema’’, que foi idealizado pelo próprio Geraldo Sarno e contém boa parte de sua filmografia, além de materiais exclusivos. ‘’De Viramundo à Sertânia’’ é composta por Viramundo, Dramática Popular, Viva Cariri!, A Cantoria, Coronel Delmiro Gouveia, Eu Carrego um Sertão Dentro de Mim, A Terra Queima, Tudo Isto me Parece um Sonho, o Último Romance de Balzac e Sertânia.

Outra atração já na abertura do festival é a exibição do filme “Marte Um”, representante do Brasil no Oscar. A sessão contará com a presença do ator Carlos Francisco, um dos protagonistas da obra. O longa dirigido por Gabriel Martins e produzido pela Filmes de Plástico possui classificação indicativa de 16 anos e terá uma única exibição no Guarnicê, exclusivamente presencial.

Os ingressos para a cerimônia de abertura podem ser retirados a partir das 17h na bilheteria do Teatro Napoleão Ewerton – SESC. 140 lugares estarão reservados para convidados e 100 estarão disponíveis para o público. Cada pessoa poderá retirar somente um ingresso. O evento é sujeito à lotação.

Os bilhetes que ocasionalmente não forem distribuídos para convidados serão direcionados para o público. As portas do teatro abrem às 18h e não será permitida a entrada após às 19h, horário de início do evento.

Mais detalhes sobre os homenageados

MARLENE BARROS

Marlene Barros Ribeiro é uma artista maranhense, da cidade de Bacurituba, formada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Vem de uma família de artistas: é filha de uma confeccionista de bonecas de pano e irmã dos pintores João Ewerton e Fernando Mendonça. Em suas obras busca representar questões relacionadas à mulher, como feminilidade, sensibilidade, sensualidade e expectativas, procurando provocar questionamentos em quem observa a sua arte. Busca inspiração em clássicos como Rodin e Michelangelo, misturando com aspectos contemporâneos na escolha dos materiais, tais como tecidos, papéis e ferro.

GERALDO SARNO

Geraldo Sarno foi um documentarista, roteirista e diretor baiano, nascido em 06 de março de 1938. Em 1962 foi para Cuba e, mesmo formado em Direito, permaneceu no local por mais um ano, para estudar cinema. Na maior parte de seus trabalhos, buscou retratar o homem sertanejo brasileiro e o movimento migratório. Um de seus trabalhos mais marcantes é o filme  “Sertânia”, muito aclamado pela crítica nos últimos anos, vencendo, inclusive, o Prêmio Abraccine 2020. O cineasta faleceu em 22 de fevereiro de 2022, aos 83 anos, vítima de complicações causadas pela Covid-19.